24 C
Itajaí
sábado, abril 19, 2025
InícioSaúdePopulação deve ficar atenta às doenças causadas por alagamentos em SC

População deve ficar atenta às doenças causadas por alagamentos em SC


Após as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um alerta sobre os riscos de adoecimento em áreas afetadas por alagamentos.

O contato com a água contaminada pode provocar doenças como leptospirose e problemas diarreicos, sendo fundamental adotar medidas preventivas, como evitar o contato direto com a água e descartar os alimentos afetados.

Fábio Gaudenzi, superintendente de vigilância em saúde da SES, reforça a importância de proteção. “Se precisar entrar na água, use luvas, botas ou sacos impermeáveis. Evitar ao máximo o contato vai diminuir o risco de adoecimento”, orienta.

Sintomas

A leptospirose, causada por bactérias presentes na urina de ratos, é uma das principais preocupações. Os sintomas iniciais incluem febre alta, dor no corpo e mal-estar, podendo evoluir para casos graves com icterícia, dificuldade respiratória e sangramento.

Os sintomas surgem até 40 dias após o contato com a água contaminada. “Se sentir febre, dores ou cansaço, procure um serviço de saúde e informe que teve contato com a água. Isso pode ser leptospirose”, alerta Gaudenzi.

Além disso, enchentes podem trazer animais peçonhentos para dentro das casas. Em caso de mordedura, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (Ciatox) está disponível 24h pelo telefone 0800 643 5252.

A SES reforça a importância de cuidados básicos para prevenir riscos à saúde e evitar complicações causadas pelos alagamentos.

Recomendações importantes

– Evite contato com a água contaminada: Essa água pode transmitir doenças como leptospirose e infecções gastrointestinais.
– Descarte alimentos expostos: Qualquer alimento que tenha tido contato com a água da enchente deve ser jogado fora. Se a embalagem for de vidro, enlatados ou longa vida, e estiver integra, o alimento pode ser aproveitado.
– Use equipamentos de proteção: Luvas, botas são essenciais ao lidar com áreas alagadas. Se isso não for possível, use sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés
– Higienize o ambiente corretamente: Após a retirada da lama, desinfete o local utilizando água sanitária. Misture dois copos (200 ml) do produto em um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos.
– Cuidado com animais peçonhentos: Ao limpar a casa, verifique cuidadosamente móveis, cantos e objetos onde esses animais possam estar escondidos.

Para mais informações siga a página no Instagram

Fonte: https://scc10.com.br/seguranca/populacao-deve-ficar-atenta-as-doencas-causadas-por-alagamentos-em-sc/

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais vistos

comentários recentes