No dia 23 de março, Florianópolis completa 352 anos, a manézinha Dona Maricotinha realizou uma homenagem especial e emocionante. Além disso, você vai conferir uma reportagem sobre o Terminal de Integração do Centro, que é o símbolo da cidade. O aniversário da Capital manezinha também será marcado por diversos eventos com programação cultural e um circuito de entregas de obras de infraestrutura; confira:
Dona Maricotinha passeia lembrando Desterro nos 352 anos
Terminal de Integração do Centro é símbolo de Florianópolis
Maratona Cultural de Florianópolis
A 11ª Maratona Cultural de Florianópolis que ocorre entre os dias 21 e 23 de março, em comemoração aos 352 anos da Capital, está chegando. Sendo assim, o SCC10 separou tudo o que você precisar saber para aproveitar o evento.
Esse é o maior evento multicultural do Sul do País. Vai ser distribuído em 20 bairros, com mais de 480 atrações incluindo música, dança, teatro, cinema, literatura e artes visuais. Além disso, terá artistas de 26 cidades e 12 estados.
A Maratona Cultural de Florianópolis é gratuita e acessível, nasceu com um propósito de transformar a cidade em um grande palco a céu aberto, onde a cultura pulsa em cada rua, praça e teatro. O evento impulsiona a economia criativa, movimenta o turismo, o comércio local e fortalece a identidade cultural da cidade.
Ônibus gratuito
Durante a coletiva da maratona realizada nesta terça-feira (18), o prefeito Topazio Neto informou que no domingo (23), o ônibus será gratuito na Capital, para moradores e turistas aproveitarem a maratona e também a comemoração dos 352 anos de Florianópolis.
Destaques da Maratona Cultural de Florianópolis
A Maratona Cultural reunirá grandes nomes da música, teatro e artes visuais. Entre as atrações confirmadas estão Paralamas do Sucesso, Dazaranha, Teresa Cristina, Grupo Galpão, João Gomes, Renato Teixeira & Xangai, Lara Sales & Felipe Cordeiro, Salomão Soares & Vanessa Moreno, Dandara Manoela & Jota.Pê e o Grupo Maria Cutia de Teatro.
Grande parte destas atrações se apresentam em dois palcos instalados: a Arena Floripa – Palco Claro, localizada no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, e Palco Centro Leste, na rua Nunes Machado.
Confira a programação:
Arena Floripa – Sexta, 21 de março – abertura: 17h30
- 17h30 – Abertura da Arena
- 18h / 19h20 / 21h – DJ Verônica Kist (Florianópolis/SC)
- 18h30 – Yeti Reggae Club (Itajaí/SC)
- 19h40 – Dazaranha (Florianópolis/SC)
- 21h30 – Paralamas do Sucesso (Rio de Janeiro/RJ)
Retire o ingresso gratuito aqui.
Arena Floripa – Sábado – dia 22 de março – abertura: 15h
- 15h – Abertura da Arena
- 15h / 17h30 – DJ Anicca (Florianópolis/SC)
- 16h – Samba da Antonieta (Florianópolis/SC)
- 18h – Samba da Búia (Florianópolis/SC)
- 19h / 20h45 – DJ Mon-Rá (Florianópolis/SC)
- 19h30 – Juliana d´Passos (Florianópolis/SC)
- 21h15 – Teresa Cristina (Rio de Janeiro/RJ)
Retire o ingresso gratuito aqui.
Teatro Ademir Rosa – Sábado, 22 de março – abertura: 19h
O Auto da Compadecida – Grupo Maria Cutia – (Belo Horizonte/MG)
Classificação: 12 anos
Informações importantes:
- O espetáculo terá início pontualmente às 19h.
- A liberação do acesso será feita a partir das 18h.
- Os assentos são livres, portanto, recomendamos que chegue cedo para garantir o seu lugar.
- O ingresso é válido apenas para entrada até às 18h30; após esse horário, o ingresso perderá a validade.
- Será permitida a retirada de 01 ingresso por pessoa;
Retire o ingresso gratuito aqui.
Arena Floripa – Domingo, 23 de março – abertura: 15h
- 15h: Abertura da Arena
- 15h / 16h45 – DJ Tágua (Florianópolis/SC)
- 16h – Quarteto Pé de Cabra (Florianópolis/SC)
- 17h15 – Lara Sales convida Felipe Cordeiro (Florianópolis / Belém)
- 18h15 / 19h45 – DJ Felipe Martins (Florianópolis/SC)
- 18h45 – Dandara Manoela convida Jota.pê (Florianópolis / São Paulo)
- 20h30 – João Gomes (Serrita/PE)
Retire o ingresso gratuito aqui.
Teatro Ademir Rosa – Domingo, 23 de março – abertura: 16h
16h – Mundos – Grupo Maria Cutia – (Belo Horizonte/MG)
Classificação: Livre
Informações importantes:
- O espetáculo terá início pontualmente às 16h.
- A liberação do acesso será feita a partir das 15h.
- Os assentos são livres, portanto, recomendamos que chegue cedo para garantir o seu lugar.
- O ingresso é válido apenas para entrada até às 15h30; após esse horário, o ingresso perderá a validade.
- Será permitida a retirada de 01 ingresso por pessoa;
Retire o ingresso gratuito aqui.
A programação completa está disponível em maratonacultural.com e no Instagram oficial @maratonacultural_.
Circuito de entregas de obras de infraestrutura
O sábado (22) será marcado por um circuito de atos da Prefeitura de Florianópolis relativos a obras de infraestrutura, em comemoração aos 352 anos da cidade.
No primeiro deles, às 9hs, no João Paulo, o prefeito Topázio Neto vai assinar a ordem de serviço para revitalização da Estrada Intendente Antônio Damasco, a geral de Ratones, no Norte da Ilha, nos seus 2,65 km iniciais, ou seja, a partir da SC-401 – a via tem ao todo 5,35 km. O investimento da ordem de R$ 6,5 milhões terá a condução da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
Já às 10h30, serão entregues as revitalizações que culminaram nos asfaltamentos de cinco vias da região continental. O novo pavimento trouxe mais qualificação à Rua Joaquim Fernandes de Oliveira, no Abraão, e às ruas Agapito Veloso, Osni Melo, Andrelino Natividade da Costa e José Maykot, no Canto.
Todas as vias foram asfaltadas pela primeira vez, já que tinham pavimento em lajotas, sendo que, antes disso, também passaram pela restauração do sistema de drenagem e, por fim, receberam a devida sinalização viária.
Ainda na região continental, em parceria com a Secretaria do Continente, serão entregues as obras da nova praça do Chico Mendes – com campo de futebol, parquinho de recreação e entorno revitalizados; a nova área de lazer da Travessa das Bananeiras, no Monte Cristo, com área de convivência, bancos, playground e um ponto de coleta de resíduos coletivo, em um espaço que anteriormente era uma área de descarte irregular de resíduos; além do auditório da Biblioteca Barreiros Filho, no Estreito.
Será ainda assinada a ordem de serviço para a reforma do Casarão do Bosque Pedro Medeiros, também no Estreito.
Período da tarde
Já às 14hs, o prefeito Topázio Neto inaugura, junto da comunidade, a nova arena esportiva da Barra da Lagoa. No projeto, possibilitado através de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil reais do deputado estadual Júlio Garcia, uma área de 4.500,00m² foi totalmente revitalizada, com a instalação de um campo de futebol de grama sintética e pavimentação em paver no entorno e na área de convivência.
Além disso, um estacionamento foi construído para facilitar o acesso ao local, e mobiliário urbano, como bancos, mesas de xadrez e lixeiras, instalado para o conforto dos frequentadores.
Em seguida, haverá vistoria em obra de revitalização inédita no Leste da Ilha. Ela foi iniciada no único acesso à Fortaleza da Barra da Lagoa, a Rua Laurindo José de Souza, no dia 11 de março.
A entrada da via, que ladeia o canal da Barra, é bastante conhecida por umas das principais concentrações de restaurantes especializados em frutos do mar da cidade.
A estrada geral de 1,28 km ainda tem um pequeno trecho em chão batido e, neste momento, dois serviços estão acontecendo em paralelo: o de implantação de sistema de drenagem nos pontos onde é inexistente e de mudança de padrão e uniformização da pavimentação.
Seguindo a programação do aniversário da cidade, será entregue a tão esperada obra de implantação de sistema de macrodrenagem na Rua Cândido Pereira dos Anjos, a principal via da localidade do Travessão, no Rio Vermelho, Norte da Ilha.
Como já foi constatado nas últimas fortes chuvas, a intervenção resolveu consideravelmente o problema de alagamentos na região. A rua, paralela à Rodovia João Gualberto Soares (SC-406), recebeu ao todo 2.396 metros de tubulações correspondentes a galerias de drenagem, além de recapeamento asfáltico e calçadas.
Outras três vias adjacentes à Cândido, as servidões Dário da Rosa, Nery Donaciano Rodrigues e Maurílio Nunes – as duas últimas sofriam bastante com alagamentos – também já foram beneficiadas com obras.
A Nery e a Maurílio tiveram as caixas de infiltração precárias feitas quando da pavimentação em lajotas das vias substituídas por adequados sistemas de drenagem, enquanto a Dário recebeu direto a devida estrutura de escoamento das águas pluviais.
Com isso, os sistemas das três vias agora estão ligados ao da macrodrenagem da Cândido. Além disso, a Nery teve o pavimento em lajotas refeito, e a Dário recebeu a mesma pavimentação, saindo do chão batido. Já a Murilo ainda vai passar pela repavimentação.
Para mais informações siga a página no Instagram
Fonte: https://scc10.com.br/cotidiano/florianopolis-celebra-352-anos/