24 C
Itajaí
sábado, abril 19, 2025
InícioPara vocêQual o papel que caberá a Adriano Silva na próxima eleição

Qual o papel que caberá a Adriano Silva na próxima eleição

Na segunda-feira (31), o prefeito Adriano Silva (Novo), de Joinville, passou por dois eventos para fazer a prestação de contas dos três meses do segundo mandato, na Câmara de Vereadores e na Associação Empresarial, a Acij. Os aplausos efusivos que recebeu durante longo tempo, ao passar pelo encontro com o empresariado, é o que Adriano precisa para definir o papel que terá no pleito do ano que vem, onde deve escolher entre protagonista – candidato a governador -, e apoiador, tanto do governador Jorginho Mello (PL) quanto do prefeito João Rodrigues (PSD), pré-candidatos, escolha que caberá até abril do ano que vem, prazo que terá para se desincompatibilizar até o dia 4 de abril.

O prefeito Adriano Silva apresenta um balanço de sua administração na Acij. Divulgação

O protagonismo de Adriano significará a necessária estadualização do nome, que deve ser conquistada com ampla agenda pelos 294 municípios ou em encontros regionais. O prefeito de Joinville terá, ao mesmo tempo, que construir uma ampla aliança em torno de seu nome, pois o Novo sequer possui tempo de rádio e TV, bem como Fundo Partidário ou Eleitoral – que a sigla evitou usar, embora hoje se valha dos juros do que foi depositado entre 2019 e 2022.

Se optar pelo apoio, Adriano tem caminho aberto com Jorginho, assíduo frequentador do maior colégio eleitoral catarinense, onde faz questão de registrar em fotos e em vídeos, na redes sociais, os inúmeros encontros com o prefeito local. Já com o PSD, de João Rodrigues, o Novo tem uma dívida de gratidão, pelo apoio dado em Joinville e Blumenau (onde concorreu o promotor de Justiça aposentado Odair Tramontin) e na campanha de reeleição de Adriano.

Na linha de opções, Adriano ainda pode ser vice de um dos dois candidatos de direita ao governo ou concorrer a uma das vagas ao Senado em qualquer uma das duas chapas, em função da renovação de dois terços. Faria certo sentido, pois a senadora Ivette Appel da Silveira (MDB) encerra o mandato em 2026, o que deixará Joinville sem representante na Câmara Alta do Congresso Nacional.

Assista ao comentário do SCC Meio-Dia:

Para mais informações siga a página no Instagram

Fonte: https://scc10.com.br/colunistas/roberto-azevedo/qual-o-papel-que-cabera-a-adriano-silva-na-proxima-eleicao/

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais vistos

comentários recentes