A Prefeitura de Itajaí decretou, nesta segunda-feira (5), situação excepcional de emergência em saúde pública em todo o município devido ao aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A decisão foi tomada após forte pressão sobre os atendimentos nas unidades básicas de saúde e hospitais, com crescimento de internações, inclusive em UTIs pediátricas e adultas.
Com o decreto, publicado oficialmente pelo prefeito Robison Coelho, o município poderá realizar contratações emergenciais de serviços, equipamentos e profissionais para reforçar o sistema de saúde e conter a crise. A Secretaria Municipal de Saúde assume a coordenação das ações, com foco no atendimento de crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante o período de vigência da medida, que é de 90 dias (prorrogáveis), todas as unidades de saúde devem funcionar em plena capacidade, com suspensão de limitações administrativas previstas em decretos anteriores. As redes hospitalares que atendem pelo SUS também foram orientadas a priorizar leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave.
A tramitação de processos relacionados à emergência terá prioridade na administração municipal. O objetivo é garantir agilidade nas ações para restabelecer a capacidade de atendimento e evitar colapso no sistema de saúde da cidade.
Para mais informações siga a página no Instagram
Fonte: https://scc10.com.br/saude/surto-de-sindrome-respiratoria-leva-itajai-a-declarar-emergencia/