25 C
Itajaí
sábado, dezembro 28, 2024
Google search engine
InícioMeio AmbienteSeca no Rio Madeira revela restos de navio do século 19

Seca no Rio Madeira revela restos de navio do século 19


A seca extrema que atingiu o Rio Madeira este ano revelou os restos de um navio do século XIX que naufragou na passagem do Pedral do Marmelo, em Manicoré, Amazonas. Marinheiros e pescadores viram os destroços pela primeira vez em setembro.

Caio Giulliano Paião, doutor em história social, explica que a identificação do navio ainda precisa de mais pesquisa e comparação com livros sobre navegação na Amazônia. No entanto, ele acredita que se trata de uma “chata” norte-americana, feita para navegar em águas rasas.

Ele afirma que o navio foi provavelmente construído entre a segunda metade do século XIX e o início dos anos 1900. O historiador menciona alguns naufrágios conhecidos na região que podem se encaixar nas características do navio encontrado, como os vapores Içá e Canutama, além da lancha Hilda.

Beatriz Calheiros, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), diz que ainda não há informações suficientes sobre o contexto histórico do navio.

A seca também permitiu que os moradores do Rio Madeira vissem o navio naufragado completamente pela primeira vez. Embora partes dele já tivessem aparecido em secas anteriores, em 2024 a embarcação ficou totalmente visível.

Claudiomar Araújo, chefe de máquinas de uma empresa de balsas na área, comentou: “Nas secas do Madeira já chegou a aparecer a ponta dele, era até usado como referencial, mas era muito raro acontecer. Este ano foi a primeira vez que ele apareceu mesmo. Eu trabalho há quase 15 anos viajando pelo Madeira e sempre seca muito, mas raramente a gente via algo do navio”.

*Com informações de Portal Norte

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Para mais informações siga a página no Instagram

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- A Exclusiva Cosméticos -
Google search engine

mais vistos

comentários recentes