Se antes da bola rolar o clima do duelo catarinense pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro era de reencontro, o resultado de 2 a 1 para o Avaí diante da Chapecoense, na noite deste sábado (24), no Estádio da Ressacada, confirmou isso. Como já diz o hino do Leão: “a ordem é vitória”.
Após três jogos sem vencer, o time do Sul da Ilha voltou a somar três pontos e, de quebra, entrou temporariamente no G-4 da competição.
Nova esperança no Carianos
Surgiu uma nova esperança para o torcedor avaiano, e não apenas pelo resultado positivo que recoloca o time no grupo de acesso à Série A.
O Avaí também quebrou um tabu: nunca havia vencido a Chape pela Série B. Mas o mais animador foi a confirmação de que o time comandado por Jair Ventura, dono do melhor ataque da competição até aqui (com três gols marcados nesta partida), pode sonhar com algo maior — o retorno à elite do futebol brasileiro.
O jogo
O duelo prometia reencontros, mas um deles não aconteceu: o técnico Gilmar Dal Pozzo, do verdão do oeste, foi diagnosticado com pneumonia atípica e, por recomendação médica, não comandou a equipe na beira do gramado.
Com a bola rolando, o primeiro tempo foi marcado por chuva, vento sul gelado e equilíbrio. A Chape encaixou bem a marcação alta e dificultou a saída de bola do Avaí. Já o Leão da Ilha teve dificuldade para criar, e a melhor chance da primeira etapa veio com Alef Manga, após ótimo passe de Cléber. No entanto, o atacante desperdiçou de maneira inacreditável.
Na volta do intervalo, o Leão mostrou outra postura. Logo aos 4 minutos, após uma falha do goleiro Léo Vieira, Cléber aproveitou a bobeira na pressão e mandou para as redes: Avaí 1×0 Chapecoense.
Pouco depois, os avaianos pediram pênalti após a bola tocar no braço de Walter Clar dentro da área, mas o árbitro Raphael Claus mandou o jogo seguir.
Quando o Avaí era melhor em campo, a Chapecoense reagiu. Aos 29 minutos, Mailson cruzou da esquerda, tocou para trás e Ítalo aproveitou a indecisão do goleiro Igor Bohn para empatar: 1×1.
Mas Jair Ventura mostrou ousadia. Colocou o time para frente com as entradas de Gaspar e Thayllon. No entanto, o herói da noite foi um nome improvável: Barreto iniciou bela jogada pela direita, trocando passes com precisão, e rolou para Hygor marcar o gol da vitória aos 39 minutos do segundo tempo. Um lance digno de videogame.
Próximos jogos
O próximo compromisso do Avaí será no sábado (31), contra o Coritiba, às 16h, no Estádio Couto Pereira. Já a Chapecoense terá um pouco mais de tempo para se recuperar: volta a campo na segunda-feira (02), na Arena Condá, diante do Amazonas.
Ficha técnica: Avaí 2×1 Chapecoense – 9ª rodada da Série B 2024
- Local: Estádio da Ressacada, Florianópolis
- Público: 4.998 torcedores
- Renda: R$ 132.004
Gols:
- Cléber (AVA, 4’ 2ºT)
- Ítalo (CHA, 29’ 2ºT)
- Hygor (AVA, 39’ 2ºT)
Cartões amarelos:
- Avaí: Zé Ricardo, João Vitor
- Chapecoense: Eduardo Doma, João Paulo
Escalação
Avaí: Igor Bohn; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Andrey; Zé Ricardo (Barreto), JP (Mendes), João Vitor (Thayllon) e Marquinhos Gabriel; Cléber (Gaspar) e Alef Manga (Hygor).
Técnico: Jair Ventura
Chapecoense: Léo Vieira; Victor Caetano, Bruno Leonardo (Eduardo Doma) e João Paulo; Maílton, Bruno Matias (Jimenez), Rafael Carvalheira e Giovanni Augusto (Dentinho); Marcinho (Ítalo) e Getúlio (Mailson).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Para mais informações siga a página no Instagram
Fonte: https://scc10.com.br/esporte/futebol/avai-vence-chapecoense-e-entra-no-g-4-da-serie-b/