A previsão meteorológica para esta primeira semana de novembro aponta para uma combinação de chuvas fortes, calor e tempo seco em diversas regiões do Brasil.
Confira a previsão até 11 de novembro de 2024
A Região Norte será uma das mais impactadas, isso porque áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm no centro-oeste do Amazonas, podendo superar 100 mm em alguns locais.
Além disso, acumulados de até 50 mm, decorrentes de pancadas de chuva, poderão ocorrer em alguns locais como:
- Acre;
- Rondônia;
- Tocantins;
- Sul do Pará.
Nas demais áreas da Região, as chuvas serão isoladas, com exceção do norte do Pará e parte do Amapá, onde a chance de chuva é pequena.
Sul
Já no Sul do Brasil, a semana iniciou com áreas de instabilidade em grande parte da Região, favorecendo chuvas isoladas. A partir do dia 7 de novembro, essas instabilidades se intensificarão no Rio Grande do Sul devido à formação de um sistema frontal, favorecendo pancadas de chuva com acumulados entre 30 e 70 mm.
Com o avanço desse sistema para o oceano, a tendência será de tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul a partir do dia 9 de novembro, e em Santa Catarina e Paraná nos dias seguintes.
Enquanto na Região Nordeste, a previsão é de tempo quente e seco em grande parte da Região. No entanto, há tendência de aumento da nebulosidade, especialmente no leste e sul da Bahia a partir de hoje, estendendo-se ao longo da semana, com acumulados que podem superar 20 mm, principalmente no sul da Bahia.
A expectativa é que o Sul do Piauí, do Maranhão e o oeste da Bahia registrem pancadas de chuva de acordo com o aumento de nebulosidade.
Para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a combinação de massa de ar quente e úmida com a passagem de cavados em níveis baixos e médios da atmosfera provocará instabilidades e chuvas localmente significativas no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com acumulados acima de 100 mm em algumas localidades.
*Com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)
*Sob supervisão.
Para mais informações siga a página no Instagram