24 C
Itajaí
sábado, abril 19, 2025
InícioTempoCalor e tempestades na Serra Catarinense; Defesa Civil alerta

Calor e tempestades na Serra Catarinense; Defesa Civil alerta


Nos próximos dias, a Serra Catarinense deve enfrentar condições climáticas severas, com previsão de temporais e calor elevado. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, tanto nesta quarta (23) quanto na quinta-feira (24), há possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e a possível formação de temporais. Na quinta, o cenário se intensifica devido à presença de um centro de baixa pressão e o calor associado à alta umidade, aumentando a chance de tempo severo na região.

As temperaturas devem permanecer elevadas, próximas ou acima dos 30°C, em ambos os dias. Além disso, há alerta para rajadas de vento que podem atingir entre 80 e 100 km/h, causando possíveis transtornos em cidades da Serra Catarinense.

Defesa Civil emite Alerta de Alto Risco para Temporais

A Defesa Civil também reforça a previsão de condições climáticas extremas para esta quinta-feira (24), quando o rápido deslocamento de uma frente fria sobre Santa Catarina, associado à formação de um ciclone extratropical em alto mar entre o litoral do Rio Grande do Sul e Uruguai, favorecerá a ocorrência de temporais. Esses eventos estarão acompanhados de chuva intensa, ventos fortes e precipitação de granizo em algumas regiões.

Os temporais devem se iniciar entre o final da manhã e início da tarde no Grande Oeste, avançando para outras regiões, no decorrer da tarde e noite. Há alto risco de tempestades severas nas áreas destacadas no mapa de alerta, com especial atenção para vendavais e seus possíveis danos.

Foto: Defesa Civil

Recomendações da Defesa Civil

Durante os temporais, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de segurança, como:

  • Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
  • Na praia, jamais fique na água.
  • Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Para mais informações siga a página no Instagram

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

mais vistos

comentários recentes