Uma escola de gastronomia localizada em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, está sendo investigada após denúncias de irregularidades. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou o Inquérito Civil Público para apurar possíveis práticas irregulares.
De acordo com o MPSC, a investigação se concentra em acusações de clientes que não receberam a devolução de valores pagos pelos cursos após solicitarem o cancelamento devido a atrasos e mudanças nas datas das aulas. Os alunos alegam que, apesar do pedido de cancelamento, não houve reembolso da Chef Gourmet Escola de Gastronomia de Jaraguá do Sul.
Investigação
A investigação revelou que a empresa encerrou as atividades em 18 de dezembro de 2024. No entanto, a empresa foi sucedida pela Cheff Instituto Gastronômico Ltda, que funciona no mesmo endereço e com os mesmos proprietários.
Segundo o MPSC, a mudança “pode configurar uma tentativa de omitir suas responsabilidades” com os consumidores.
Os prejuízos causados estão sendo calculados e o MPSC convocou os consumidores a apresentarem suas reclamações e documentos junto à 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul. Além disso, o órgão solicitou alvarás sanitários e de funcionamento, bem como certidões de propriedade do imóvel onde a empresa operava, para aprofundar a investigação.
Até o momento, 11 consumidores já apresentaram documentos à Promotoria de Justiça, relatando detalhes de conduta ilícita do estabelecimento. O Procon de Jaraguá do Sul também contribuiu com informações que demonstram a falta de interesse dos sócios da escola em resolver os problemas dos consumidores, não comparecendo às audiências.
O portal SCC10 procurou a escola de gastronomia para obter posicionamento sobre as acusações, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.
Para mais informações siga a página no Instagram
Fonte: https://scc10.com.br/seguranca/escola-de-gastronomia-de-sc-e-investigada-por-irregularidades/