Os trabalhadores dos Correios em Santa Catarina aprovaram, por unanimidade, o estado de greve e o indicativo de paralisação nesta terça-feira (29). A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect-SC), em São José, na Grande Florianópolis.
A assembleia contouparticipação presencial e também foi transmitida ao vivo pelo canal do sindicato no YouTube, permitindo que trabalhadores de outras regiões acompanhassem a votação. A principal pauta da mobilização é a adesão à Marcha das Centrais Sindicais, que cobra a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, além de reivindicações relacionadas a melhores condições de trabalho, como o fim da escala 6×1.
Durante a reunião, dirigentes também denunciaram problemas financeiros enfrentados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), como inadimplência com fornecedores, atrasos no pagamento de aluguéis de imóveis utilizados pela estatal e a falta de repasse aos credenciados do plano de saúde, mesmo com descontos feitos nos salários dos trabalhadores.
O coordenador regional da CUT/SC, Francisco Martins, participou da assembleia e prestou solidariedade à luta dos ecetistas catarinenses.
O que significa o indicativo de greve
O indicativo de greve é uma autorização dada pela categoria para iniciar uma paralisação, caso as reivindicações não avancem. Não é a greve em si, mas um passo legal para pressionar a empresa e organizar o movimento de forma segura.
Com a aprovação do indicativo, o sindicato pode marcar o início da greve, seguindo os prazos legais para comunicação à empresa e aos órgãos públicos.
Para mais informações siga a página no Instagram
Fonte: https://scc10.com.br/cotidiano/funcionarios-dos-correios-paralisam-atividades-nesta-terca-feira/