O Papa Francisco teve mais uma noite tranquila no Hospital Gemelli, conforme informou o Vaticano nesta sexta-feira (28). Internado desde 14 de fevereiro devido a uma infecção respiratória, o Pontífice segue em repouso e mantém a rotina de leituras e orações.
Segundo o boletim médico, Francisco apresenta melhora, alternando entre oxigenoterapia de alto fluxo e o uso de máscara respiratória. Apesar da evolução positiva, o prognóstico ainda é reservado, e ele seguirá em tratamento, incluindo fisioterapia respiratória.
Nos últimos dias, o Papa tem conciliado sessões de fisioterapia com momentos de descanso e oração na capela do hospital. Mesmo internado, continua realizando atividades de trabalho. O quadro inicial de bronquite evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, além de uma leve insuficiência renal, que está sob controle.
A expectativa dos médicos é de que Francisco precise de mais alguns dias de internação para garantir sua total recuperação.
O que é “prognóstico reservado”, termo usado em boletim do Papa Francisco
O Vaticano tem atualizado diariamente o estado de saúde do Papa Francisco. Apesar de pequenas evoluções, os boletins médicos reforçam que o “prognóstico permanece reservado”. Mas o que isso realmente significa?
Segundo o Ministério da Saúde, o prognóstico é a previsão sobre a evolução de uma doença. Quando é “reservado”, indica que o quadro é grave, exige cuidados intensivos e o desfecho ainda é incerto.
O médico clínico Vital Fernandes Araújo explica que essa expressão reforça as dúvidas sobre a recuperação do pontífice.
“Apesar de grave, há muitas incertezas. O fato de ele seguir internado e ter apresentado crises torna impossível prever o tempo de internação ou a progressão do quadro”, afirma o médico.
Para mais informações siga a página no Instagram
Fonte: https://scc10.com.br/cotidiano/papa-francisco-segue-em-recuperacao-e-tem-noite-tranquila-no-hospital/