Nesta terça-feira (15), há condições para chuvas rápidas no Litoral de Santa Catarina, devido a manutenção da circulação marítima. Por outro lado, nas demais regiões do estado, as condições de tempo são favoráveis para ocorrência de temporais isolados.
No decorrer da tarde e noite da terça-feira, entre o Grande Oeste e Planaltos, a previsão indica temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, trazendo riscos para queda de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Além disso, há chance de chuva intensa em alguns momentos, que podem provocar alagamentos e enxurradas. O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde. Nas demais regiões não há risco para ocorrências.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
- Na praia, jamais fique na água.
- Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Leia também:
Novos temporais devem causar estragos em várias partes do Brasil; veja regiões em risco
Nesta semana, a umidade alta e as temperaturas elevadas continuarão sobre grande parte do Brasil, aumentando o risco de novas tempestades com vento forte e granizo. As áreas mais suscetíveis a esses eventos são o Centro-Oeste e o Sudeste, onde se espera instabilidade atmosférica. Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal têm maior potencial para temporais.
Em São Paulo, a maior parte da semana será ensolarada, mas a instabilidade deve aumentar no final de semana, tanto na capital quanto no interior. No Sul do Brasil, entre terça (15) e quarta-feira (16), a região pode ser atingida por áreas de instabilidade, que podem resultar em tempestades isoladas e pontuais com vento forte e granizo.
As tempestades esperadas no Centro-Oeste e Sudeste devem seguir o padrão típico da temporada chuvosa, quando o calor e a alta umidade favorecem a formação de tempestades. Esses fenômenos geralmente ocorrem à tarde e à noite, quando o aquecimento gera movimentos de ar ascendente, formando nuvens grandes e carregadas.
*Com informações de MetSul
Para mais informações siga a página no Instagram