A BR-282, rodovia crucial para o transporte e a economia de Santa Catarina, está prestes a passar por importantes melhorias. Segundo Alysson Rodrigo de Andrade, Superintendente Regional do DNIT em Santa Catarina, o foco da obra será inicialmente na construção das terceiras faixas, um projeto que pode começar já no ano que vem.
A decisão de priorizar as terceiras faixas foi tomada devido à necessidade de garantir maior segurança e fluidez no trânsito da rodovia, que é uma das mais movimentadas do estado e conhecida pelos altos índices de acidentes. Andrade explicou que, com uma equipe enxuta, o projeto de duplicação da rodovia entre Palhoça e Lages é de longo prazo, por isso a opção foi pela construção das faixas adicionais, que podem ser concluídas em 15 meses.
“Caso tenhamos outro bom orçamento, pretendemos fazer uma obra mais rápida”, afirmou o superintendente. A previsão é que, até a metade de 2026, o projeto das terceiras faixas seja concluído e aprovado.
O projeto de duplicação, que ainda depende da definição da geometria e do traçado das faixas, poderá ser iniciado assim que as terceiras faixas estiverem prontas, o que permitirá um andamento mais rápido das obras.
Campanha “BR-282, Santa Catarina passa por aqui – A terceira faixa salva vidas”
A rodovia BR-282 tem 680 quilômetros entre a Grande Florianópolis e Paraíso, na fronteira com a Argentina. Um dos principais corredores da economia do Estado, que passa por grandes cidades como Joaçaba, Xanxerê e São Miguel do Oeste, tem um alto índice de acidentes.
A BR-282 é a segunda rodovia onde mais acontecem acidentes em Santa Catarina. De 2011 até 2020, foram 23 mil colisões com mais de mil mortes. Apenas em 2021, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais de 1,1 mil acidentes, 1,3 mil feridos e 87 mortes.
Diante dos dados, o Grupo SCC lança a campanha BR-282, Santa Catarina passa por aqui – A terceira faixa salva vidas. A obra é muito importante para os trechos mais críticos da rodovia tanto em acidentes quanto em congestionamentos, principalmente no trecho entre a Grande Florianópolis e Lages. As terceiras faixas servem para facilitar a ultrapassagem de veículos leves sobre veículos pesados. Também, reduzem congestionamentos e aumentam a segurança dos milhares de usuários que utilizam a estrada diariamente.
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Fonte: https://scc10.com.br/radioclube/terceira-faixa-ja-obras-na-br-282-devem-comecar-em-2026-afirma-dnit/