Um evento promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Navegantes gerou grande polêmica na cidade e nas redes sociais após uma apresentação de dança realizada no plenário da Câmara Municipal. O evento, intitulado “Mulheres pela Democracia”, teve o objetivo de debater os direitos das mulheres e suas lutas, mas uma performance artística não autorizada causou controvérsia.
O “Mulheres pela Democracia” reuniu diversas mulheres para discutir temas como a violência contra a mulher e a situação das mulheres na sociedade brasileira. Estiveram presentes a delegada e vereadora Patrícia, que abordou a luta contra a violência, e a ex-vereadora de Balneário Camboriú, Dra. Marisa Zanoni, que ministrou uma palestra sobre democracia e o papel das mulheres.
A controvérsia
O que gerou a maior repercussão foi a performance de dança realizada pela mulher trans Natalye Furtado, registrada dentro do plenário da Câmara Municipal. A apresentação, no estilo Ballroom, uma forma de expressão artística que mistura dança, estilo e poses dramáticas, originada na comunidade LGBT, não estava prevista na solicitação do evento, conforme a direção da Câmara. O PT de Navegantes havia solicitado o uso do plenário apenas para uma plenária cívica e institucional, com recursos visuais para exibição, sem mencionar qualquer tipo de apresentação artística.
O presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Bento, se manifestou em vídeo repudiando a situação. Ele explicou que a solicitação feita pelo PT não mencionava a realização de qualquer tipo de manifestação artística no plenário. Bento afirmou que a ação foi um desrespeito e que não havia autorizado a apresentação de dança. Ele ainda destacou que a permissão para o evento foi concedida exclusivamente para uma reunião de debate democrático sobre as questões femininas.
Diante da situação, a Câmara de Vereadores de Navegantes informou que tomará medidas administrativas para aprimorar os procedimentos internos sobre a cessão de espaços públicos, garantindo que as autorizações estejam de acordo com os princípios do Legislativo Municipal.
A equipe do portal SCC10 entrou em contato com o PT de Navegantes para obter mais esclarecimentos sobre o evento, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno
Para mais informações siga a página no Instagram
Fonte: https://scc10.com.br/politica/performance-de-mulher-trans-em-evento-do-pt-no-plenario-de-navegantes-gera-polemica/